fbpx
Slider


impostos sobre desconto de recebiveis

Quais os impostos que incidem sobre o desconto de recebíveis?

Comparar diferentes opções de operações de crédito é normalmente difícil para quem não tem grande experiência com matemática financeira. Quando vamos a um banco, e este oferece linhas de crédito, há a incidência de taxas e impostos e estes valores afetam significativamente as parcelas a serem liquidadas no futuro. O problema é que não se trata apenas de uma porcentagem do valor total, mas cada uma destas taxas e impostos são calculados de maneiras diferentes.

Para o tomador de recursos, o empresário que está com alguma dificuldade no seu fluxo de caixa e precisa de recursos para a quitação de compromissos financeiros, o que realmente importa é o valor que receberá no momento da operação em comparação com o valor que deverá pagar ou que deixará de receber no futuro.

No caso do desconto de recebíveis, a comparação é entre os valores que receberia no vencimento de cada parcela e o valor que receberá à vista quando descontar estes recebíveis. Evidentemente, quanto menor a diferença, menor o custo da operação.

A incidência de impostos e taxas de abertura de crédito podem mudar completamente esta relação. Aquela taxa oferecida que aparentemente é bem atraente, torna-se muito elevada.

É justamente esta que é a maior atratividade do desconto de recebíveis realizado através de um fundo FIDC. Não há a incidência de IOF sobre esta operação. Se esta operação fosse realizada através de um banco, de uma factoring ou de uma securitizadora, haveria a incidência do IOF. O IOF para uma operação de 30 dias é de aproximadamente 0,6%. A diferença parece pequena mas não é. Esta taxa quando incide acumulativamente em um prazo maior torna-se muito elevada. A comparação só é possível quando compararmos os valores finais em uma planilha. Mas como o fundo FIDC é isento desta taxa, ele pode oferecer taxas mais atraentes na operação de desconto de recebíveis.

Os fundos FIDC foram criados justamente com o objetivo de oferecer uma opção de crédito com melhores taxas para o tomador de recursos. Existem fundos FIDC criados para financiar fornecedores e clientes de uma grande empresa. Existem outros criados também para a centralização de caixa de um grande grupo econômico. Existem também fundos criados para viabilizar projetos de infraestrutura ou de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. E existem os fundos FIDC criados para a captação de recursos para empresas de diversas áreas, como indústrias, comércio ou serviços. São estes fundos que permitem obter as melhores taxas nas operações de desconto de recebíveis para a sua empresa. Além de obter melhores taxas, você pode guardar aqueles limites oferecidos pelo banco para uma situação de emergência no futuro.

Para consulte a Cacau para verificar a taxa e os limites oferecidos para a sua empresa, basta preencher o nosso formulário, sem compromisso. Compare com as outras opções oferecidas para a sua empresa e surpreenda-se. Aguardamos o seu contato.


Cacau Crédito - Antecipação de Recebíveis

Rua Pedroso Alvarenga, 900
Itaim Bibi – São Paulo, SP
04531-003
cacau@cacau.com.br

Siga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau Crédito

Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio