fbpx
Slider


Como administrar o Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de extrema importância para o controle financeiro de uma empresa. É no fluxo de caixa que ficam registrados os saldos de suas contas correntes e todas as entradas e saídas de sua empresa. Essas informações são valiosas para tomadas de decisões sobre o seu empreendimento.

Com os dados do fluxo de caixa é possível saber a saúde financeira do negócio. A partir disso, fica mais fácil tomar algumas decisões tais como, se é possível ou não fazer novas contratações, adquirir novos maquinários, investir mais no marketing, dentre outras questões relevantes para o sucesso do empreendimento.

Devido à sua importância, administrar bem o fluxo de caixa é essencial.

Sendo assim, listamos abaixo quatro dicas que podem ajudá-lo:

1. Fique atento às flutuações

Para um bom fluxo de caixa é preciso saber em quais momentos a empresa consegue ter mais entradas do que saídas. E também em quais períodos do ano, as saídas são compatíveis com as entradas ou até em maior quantidade. Ao fazer essa análise, fica muito mais fácil identificar em quais períodos do ano você e a sua equipe precisam se preparar melhor para não ficar no vermelho e manter um fluxo de caixa estável, até que esse período de baixas melhore.

2. Cuide do capital de giro

O capital de giro é como se fosse a reserva de emergência da empresa. É ele que vai garantir que você cumpra com as suas obrigações financeiras, sem atrasar pagamentos. Para manter o capital de giro sob controle, você vai precisar acompanhar permanentemente o fluxo de caixa, prevendo períodos em que as saídas podem ser maiores do que as entradas, adotando assim, ações emergenciais, como por exemplo a antecipação de recebíveis.

3. Faça o fluxo de forma detalhada

Quanto mais detalhado for o seu fluxo de caixa, melhor ele funcionará. Isso porque você será capaz de identificar possíveis problemas de maneira mais fácil. Assim, você pode criar algumas categorias como serviços e operações, folha de pagamento, fornecedores, impostos, investimentos, materiais para uso interno e assim por diante. Quanto maior o seu controle sobre o capital da sua empresa, melhor.

4. Mantenha uma rotina

Criar uma rotina para deixar o seu fluxo de caixa em dia é muito importante. Estabeleça uma frequência de análise desse fluxo. O ideal é que ele seja feito todos os dias, ao final do expediente. Assim, quando chegar o final do mês, o trabalho será menor e as chances de erros também.

As dicas acima certamente irão auxiliá-lo, mas você ainda não está imune às dificuldades com o fluxo de caixa. Havendo esses momentos turbulentos você e sua empresa podem e devem contar com a gente. Aqui tem CACAU para você! A antecipação de recebíveis te ajuda a solucionar as questões financeiras mais urgentes e você ganha tempo para cuidar das operações comercias da sua empresa.

Saiba mais sobre a antecipação de recebíveis e todos os benefícios que ela pode trazer para sua empresa. Acesse o nosso site!

 


Cacau Crédito - Antecipação de Recebíveis

Rua Pedroso Alvarenga, 900
Itaim Bibi – São Paulo, SP
04531-003
cacau@cacau.com.br

Siga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau Crédito

Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio