Uma das melhores soluções para empresas que estão precisando de capital de giro é o desconto de recebíveis. Vamos neste post apresentar detalhes sobre esta modalidade que torna-se cada vez mais importante na política de captação de pequenas e médias empresas.
O que é o desconto de recebíveis?
O desconto de recebíveis é uma operação financeira que permite que uma empresa receba antecipadamente os valores referentes a vendas a prazo. Por exemplo, se a sua empresa vendeu uma mercadoria em 3 parcelas, nos prazos de 30, 60 e 90 dias, é possível antecipar o recebimento destes valores através de uma operação de desconto de recebíveis, mediante uma pequena taxa. A principal vantagem desta operação é que ela antecipa os valores que a empresa irá receber no futuro, ou seja, não gera endividamento.
O desconto de recebíveis é uma ótima alternativa para empresas que estão com problemas de fluxo de caixa, e têm contas a pagar que vencem antes de suas contas a receber.
Quais são as empresas que oferecem o desconto de recebíveis?
O desconto de recebíveis pode ser feito por bancos, por factorings, por fundos FIDC (fundos de investimento em direitos creditórios) ou por adquirentes de cartão de crédito, como CIELO, REDE, etc. A legislação que rege estas operações é diferente para cada tipo de empresa, e isto se reflete nas taxas praticadas e na documentação exigida para a operação. Os fundos FIDC não pagam IOF, portanto podem oferecer taxas mais atraentes.
As operações de desconto de recebíveis envolvem um risco menor do que o de uma operação de empréstimo, pois são os próprios recebíveis que servem como garantia. Assim, as taxas praticadas devem ser também menores do que operações de empréstimo.
Para a empresa que precisa de liquidez para saldar seus compromissos financeiros, a taxa praticada é o principal fator de escolha para definir onde obter os recursos que necessita. Então, o desconto de recebíveis pode ser a melhor opção.
É sempre importante fazer a comparação analisando todos os valores envolvidos. Por vezes, são oferecidas taxas relativamente baixas, mas que após a incidência de impostos ou outras tarifas o resultado final torna-se desvantajoso. A operação dos fundos FIDC tornam-se especialmente atraentes neste aspecto, devido à não incidência do IOF.
Como funciona a operação de desconto de recebíveis?
Como toda operação de crédito, a primeira etapa é a avaliação de risco da empresa que vai receber os recursos. A empresa aprovada recebe uma primeira avaliação com um limite de operação e uma taxa. Ao aceitar as condições, a empresa envia as notas fiscais (pode ser em formato xml, o formato eletrônico das notas fiscais emitidas) para a aprovação da operação. Ao aprovar, o valor do vencimento das notas será descontado da taxa combinada e depositado na conta da empresa. Simples assim. Caso na data de vencimento a parcela não seja paga pela empresa devedora (o sacado da nota fiscal) a empresa que descontou o título deve reembolsar o valor do título.
Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio