fbpx
Slider


Coronavirus e Home Office

Coronavirus e Home Office

Não é de hoje que a prática do Home Office está sendo discutida e colocada em prática por muitas empresas que buscam uma gestão mais moderna e dinâmica.

Mas, agora em função da pandemia do Coronavirus (ou Covid-19), o trabalho em casa tornou-se uma opção de cuidados com a saúde coletiva.

Nem todas as empresas e profissionais conseguem manter a produtividade sem estar presente no local de trabalho. Mas, com a vida cada vez mais digital, grande parte dos prestadores de serviços conseguem continuar suas tarefas à distância e equipes continuam funcionando colaborativamente.

Bem, mas como se organizar para trabalhar em casa?

Seguem 5 dicas básicas para se adaptar a este momento delicado:

  1. Computador e acesso à internet

    É óbvio que quem vai trabalhar de casa precisa, pelo menos de um computador com acesso à internet com um mínimo de velocidade aceitável. Hoje a enorme maioria das casas já possui conexão com a internet, mas se os moradores não têm o hábito ou necessidade de trabalhar fora do expediente, podem não ter um computador com acesso à rede com mínimo de capacidade. Muita gente, inclusive, opta por apenas ter um smartphone.Então, o profissional e a empresa precisam conversar sobre este cenário e verificar se, por exemplo, a empresa pode emprestar um notebook para viabilizar a execução de tarefas que fiquem difíceis ou impossíveis de realizar pelo smartphone.

 

  1. Local adequado para trabalhar

    Passar a trabalhar em casa pode interferir bastante na rotina não só do profissional, mas também de toda a família.Quem tem filhos pode sentir dificuldades em se concentrar e pode ficar dividido entre trabalhar e dar atenção às crianças.Identifique os horários e locais em que as crianças costumam brincar e tente escolher um outro local e período para realizar as atividades que exijam maior concentração.Quem mora em prédio, pode experimentar utilizar a área de jardins, salão de festas ou qualquer outro espaço que não esteja em uso, para buscar o silencio necessário.
    Mas, o ambiente ideal para exercitar a concentração e foco é uma necessidade absolutamente pessoal e há quem até produza melhor em um ambiente com agitação e barulho.

 

  1. Horário de trabalho

    Este é um dos grandes desafios que quem trabalha em casa enfrenta. É muito fácil ir aos extremos: extrapolar o horário normal de trabalho e esquecer de comer, relaxar e cuidar de si e da família ou não se organizar o suficiente e ter uma queda na produtividade.Por isso, planeje suas tarefas e seu horário de trabalho, como se estivesse no escritório. Mas, não seja rígido desnecessariamente e adapte seu tempo de dedicação ao trabalho também em função da nova situação que estamos vivendo.Por exemplo, as crianças também estão sem ir à escola por isso estão em casa cheias de energia. Você pode talvez começar a trabalhar mais cedo enquanto elas ainda dormem (afinal você não precisará se deslocar) e pode parar de trabalhar em algum momento para dar uma atenção especial a elas.

 

  1. Trabalho em equipe

    Se a sua equipe ainda não utiliza plataformas de comunicação colaborativa, esta é uma ótima oportunidade para experimentar e até passar a utilizar de forma corriqueira ao voltar para o escritório.Vão aqui algumas dicas fáceis e gratuitas para compartilhar arquivos: Trello, Asana, Google Drive, OneDrive, entre outros.

 

  1. Comunicação com equipe e clientes

    A comunicação imediata já é uma realidade com o uso de WhatsApp, Skype, Facetime, Hangout. Então as reuniões presenciais com clientes e equipe, podem passar a ser realizadas à distância com participação de várias pessoas em locais diferentes, com compartilhamento de telas, comunicação por voz e vídeo e envio de arquivos.O mais importante é avisar a todos os envolvidos que se está em Home Office e marcar uma hora certa para que todos estejam preparados para a reunião.Se uma reunião for importante e estratégica, é bom marcar um pouco antes para fazer um teste de conexão, som e compartilhamento com todos os participantes para pode começar a reunião da hora marcada e sem problemas técnicos que atrapalhem a performance da comunicação.

 

Conclusão

O momento exige que rapidamente todos se adaptem ao novo cenário sanitário que o Brasil e o mundo enfrentam.
Mas, esta experiência pode trazer grandes benefícios a empresas e profissionais que poderão se tornar permanentes independentemente da pandemia.

Para as empresas, ter seus colaboradores trabalhando em Home Office pode trazer uma redução significativa de custos com locação de espaços, equipamentos e mobiliário, custos desnecessários de deslocamento, etc.

Para os colaboradores, o benefício de trabalho em casa pode ser uma melhoria na qualidade e vida que envolve melhor alimentação, relacionamento familiar, menos tempo perdido em deslocamentos, mais foco e concentração.

Se for bom para todos, que tal tirar um bom proveito desta situação emergencial e encontrar novas formas de gestão de projetos e empresas?


Cacau Crédito - Antecipação de Recebíveis

Rua Pedroso Alvarenga, 900
Itaim Bibi – São Paulo, SP
04531-003
cacau@cacau.com.br

Siga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau CréditoSiga a Cacau Crédito

Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio