Aprenda neste post a calcular o valor médio necessário para garantir o funcionamento do seu caixa.
Você que é empreendedor com certeza já ouviu falar em capital de giro. Agora responde uma coisa: sabe o que é e como funciona?
O capital de giro nada mais é que o dinheiro necessário para você manter as operações em dia. É o montante que você precisa ter em caixa para custear as chamadas despesas fixas e as variáveis. Basicamente, a diferença entre o que você tem disponível daquilo que você ainda deve. A seguir, a gente mostra por que ele é tão importante.
Basicamente para manter o negócio funcionando e seu produto/serviço competitivo no mercado. Sem capital de giro, sua empresa corre sérios riscos de entrar em dívidas e você ficar com a corda no pescoço.
Uma empresa que tem bom planejamento e é bem organizada conta todos os meses com capital de giro. Em outras palavras, significa dinheiro em caixa para manter o estoque, garantir que os fornecedores sejam pagos em dia e que seus clientes possam comprar a prazo.
Agora que você já sabe o que é capital de giro, que tal aprender a calcular? Para fazer essa operação, você precisa estar com todas as despesas em dia.
Primeiro separe o valor que você paga para seus fornecedores. É à vista ou a prazo? Digamos que recebe metade à vista e a outra para daqui a 30 dias. A média do pagamento de seus fornecedores será de 15 dias. Basta fazer o cálculo desse valor para descobrir a média que precisa ter para nunca desfalcar o caixa.
Agora simule o recebimento dos clientes. Se metade deles faz pagamentos a prazo, para daqui a 30 dias e outra metade para 60 dias, então, a média é de 45 dias. Nesse caso, calcule para saber o montante que precisa ter em caixa até você receber de todos os clientes.
Outra conta importante de ser feita é em relação ao estoque. Ponha na ponta do lápis a quantidade necessária para dar conta de todas as vendas e determine o mínimo para que ele seja reposto. Some os valores atuais com os antigos e tire a média do mês.
E sabe aquela história dos custos fixos e dos variáveis? Primeiro é fundamental entender a diferença entre uma coisa e outra. Os custos fixos são as despesas que você tem todo mês, como aluguel, IPTU, luz, se for um e-commerce, a taxa da hospedagem do site e os gastos com a internet.
Já as variáveis são aquelas que mudam todo mês. São as despesas com matéria-prima, impostos, entre outros.
Todo esse conhecimento é super importante para você ter a real noção do valor do capital de giro para manter a empresa organizada e competitiva.
Outra maneira de você ter acesso ao capital de giro é adiantar seus recebíveis, ou seja, antecipar valores que têm a receber. A vantagem é que você sabe que vai receber essa quantia no futuro e consegue organizar melhor o caixa atual.
Entre em contato com a nossa equipe para saber como antecipar seus recebíveis.
Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio