A reposição de estoque é essencial para a administração eficiente de uma empresa, seja ela do ramo do comércio ou da produção. A falta de estoque pode causar sérios prejuízos, mas o excesso dele também pode gerar muitos problemas. Uma reposição de estoque eficiente ajuda a obter o máximo de resultado com o menor comprometimento financeiro, evitando perdas, obtendo máxima produtividade e impulsionando as vendas.
Mas como administrar eficientemente essa reposição? Muitas são as armadilhas que devem ser evitadas para se obter os melhores resultados. Oportunidades de compra de mercadoria em condições vantajosas são muito tentadoras. No entanto, um estoque encalhado pode gerar várias dificuldades, como por exemplo, a falta de espaço para o armazenamento e um custo financeiro desnecessário. Por outro lado, a falta de uma matéria-prima pode paralisar toda uma linha de produção, causando prejuízos enormes. A experiência de quem conhece o seu mercado, ajuda e muito nas tomadas de decisões assertivas.
Cada produto do estoque deve ser estudado individualmente, sendo importante conhecer o prazo de reposição, a capacidade de reposição dos fornecedores, o espaço de armazenamento, o prazo de validade (importantíssimo, principalmente em produtos perecíveis), o consumo médio e as vendas estimadas.
É fundamental conhecer a sazonalidade de cada produto, para não faltar tanto na hora da reposição, quanto na hora da venda.
Para cada produto, deve-se definir as quantidades mínimas e máximas de estoque e o ponto de pedido. A quantidade mínima deve ser um estoque de segurança, estoque esse que garanta o funcionamento da empresa pelo período necessário até haver nova reposição. Já o ponto de pedido é o momento ideal para solicitar a reposição daquela matéria-prima.
É praticamente impossível conseguir um controle de estoque eficiente, sem um sistema de gestão que permita administrar e registrar todas estas variáveis. Ajuda e muito, o conhecimento do mercado pelo administrador, sendo fundamental para tomada de decisão quanto à melhor hora para reposição. O sistema fornece as melhores informações ao administrador, e propõe as quantidades e o momento de compra, mas cabe a ele observar e agir, de acordo com a sua experiência, percebendo que fatores externos podem produzir resultados indesejados.
Além do momento e da quantidade para reposição, existe outro fator que é de suma importância, principalmente para as pequenas e médias empresas, que é a disponibilidade financeira. Muitas vezes a empresa não tem disponibilidade no caixa para realizar a compra da quantidade ideal, principalmente para atender momentos de picos de produção ou de comercialização.
Para que a empresa passe por esses tempos sem perda de oportunidades de vendas ou até mesmo produção abaixo do que necessita para o período, o recomendado é que ela obtenha um crédito para repor esta eventual necessidade de estoque.
Uma excelente opção à empresa, é a operação de adiantamento de recebíveis, onde ela pode utilizar seus créditos futuros para obtenção de capital imediato. Como vantagem à empresa, ela receba à vista o que receberia no futuro, sua produção não para, já que está com dinheiro em caixa, sem empréstimos e juros altíssimos.
A Cacau Crédito possibilita que você obtenha seu limite e sua taxa em poucos minutos. Venha experimentar.
Cacau Crédito, antecipação de recebíveis para pequenas e medias empresas on line
Copyright © 2020 Cacau - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: PWI WebStudio